dicas de lápis coloridos

Mandalaterapia
by Virgínia Fernandes

Único curso voltado para a formação do mandalaterapeuta, feito por psicanalistas e aprovado por pedagogos.

O que é a Mandalaterapia?

A Mandalaterapia ou a terapia com mandalas é uma técnica terapêutica aparentemente simples e fácil de ser utilizada por qualquer pessoa, porém é necessário uma base e uma formação sólida para que seja possível alcançar todo o seu potencial.
 
​Apesar de atualmente, muitas pessoas utilizarem as mandalas, poucas conhecem seus aspectos psicológicos e sua simbologia, de forma a alcançar todo o seu potencial terapêutico.  Assim como, os cuidados essenciais para o uso seguro de mandalas.
 
Infelizmente, muitas informações divulgadas sobre mandalas terapêuticas  abordam o tema de forma superficial ou ignoram totalmente que as mandalas terapêuticas podem representar uma forma de comunicação do inconsciente e apresentar, em seus elementos, mensagens e "pistas" sobre o que ocorre no mundo interior do paciente.


Técnicas para a interpretação
 

As mensagens e pistas podem ser identificadas por meio da análise e interpretação dos símbolos e elementos presentes na mandala como, por exemplo: formas, cores, números, movimentos, traços, simetria, além da análise do tamanho e localização do desenho.

Conhecer essa simbologia é essencial para quem trabalha com mandalas terapêuticas porque alguns símbolos podem causar um efeito profundo no psiquismo. E, em casos mais graves, ocasionar perturbações psíquicas em pessoas mais sensíveis.

 

Minha experiência
 

Em minha experiência como psicanalista em atendimentos individuais e em grupos terapêuticos, assim como professora de práticas terapêuticas tive a oportunidade de presenciar alguns desses efeitos em pessoas que utilizavam as mandalas sem ter um conhecimento básico e sem observar os cuidados necessários para sua utilização.
 
Devido a isso, percebi a importância em disponibilizar o conhecimento que adquiri ao longo dos anos com minhas pesquisas sobre simbolismos e também no uso das mandalas terapêuticas por meio de um curso online, o qual apresenta uma base [conceitual e prática] para as pessoas que já utilizam as mandalas ou querem ingressar neste universo.


O Curso Online
 

O Curso Mandalaterapia, elaborado a partir de minhas experiências com a utilização de mandalas como um recurso terapêutico  e da percepção do potencial das mandalas terapêuticas para o reequilíbrio emocional e psíquico, também, apresenta o trabalho e as pesquisas de Carl Jung e  da psiquiatra Nise da Silveira no atendimento a pacientes com desequilíbrios emocionais e psíquicos.
 
Por meio de aulas online, criadas com foco no aprendizado e elaboradas com muito carinho, o aluno embarca uma viagem fascinante pelo universo das mandalas terapêuticas. A cada aula, vai aprofundando seus conhecimentos por meio de aulas descritivas, testes, vivências, vídeos e leituras, além de participar de fóruns de discussão e realizar atividades interativas.
 
Nosso objetivo é propiciar uma formação a distância por meio de experiências e conteúdos significativos, abordando os conteúdos de forma objetiva e propiciando atividades que possam favorecer a vivência e apreensão dos conceitos abordados ao longo do curso. 

Pré-requisito

  • ​​Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

  • Computador com acesso a internet com capacidade para assistir vídeos.

  • Folhas sulfite ou cartolina, giz de cera ou lápis colorido, tesoura, lápis preto, régua, compasso. Áudio para ouvir as aulas.

 

Venha participar do único curso de formação em Mandalaterapia com base em pesquisas e estudos psicanalíticos desenvolvido por psicanalistas e avaliado por pedagogos!
 

Diferenciais

Avaliação dos alunos